Internação
Unidade de Internação
(Atendimento especializado e seguro)
A Unidade de internação é destinada aos pacientes adultos de clínica médica e cirúrgica e tem por objetivo o atendimento baseado em protocolos de segurança do paciente, através de um cuidado integral, personalizado e acolhedor para os pacientes e seus familiares. A estrutura física dispõe de acomodações privativas amplas e enfermarias de dois leitos com designer moderno e acolhedor, posto de enfermagem e sala específica para preparo de medicações.
A clínica médica conta com uma equipe multiprofissional especializada e capacitada para o cuidado seguro e de excelência, assim como a clínica cirúrgica que atende aos pacientes em pré-operatório e recuperação pós operatória de diversas especialidades, como: cirurgia geral, traumato-ortopedia, otorrinolaringoscopia, neurologia, urologia, cirurgia vascular, plástica, entre outras.
Centro de Terapia Intensiva
(CTI)
O Centro de Terapia Intensiva (CTI) é uma área complexa e de vigilância contínua onde as atividades de toda equipe multidisciplinar envolve a aplicação de conhecimento técnico-científico e raciocínio clínico acurado, associado ao uso de recursos tecnológicos de ponta no atendimento ao paciente grave ou com possibilidade de agravamento. Toda atuação é baseada no cuidado sistematizado, desde a monitorização, assistência direta ao paciente e controle de infecções. Contamos também com uma Unidade Coronariana preparada e especializada.
O CTI do hospital Itaipu tem a preocupação de promover um cuidado de qualidade, seguro e humanizado, e desta forma recebe com satisfação os familiares dos pacientes internados consentindo sua permanência em período estendido seguindo as orientações implementadas, importantes para a melhor experiência do paciente.
Documentos para a internação
RG
Carteira de Identidade Nacional
Guia de internação
Pedido médico
RG e CPF do responsável/acompanhante
Se menor de 18 ou maior de 60 anos.
CPF
Cadastro de Pessoa Física
Carteira do plano de saúde
Etapas para internação
Clínica Eletiva
MÉDICO ASSISTENTE
O médico assistente ou secretária entra em contato com o setor de Agendamento cirúrgico do Hospital Itaipu, via telefone ou E-mail;
E-mail: agendamentocirurgico@hospitalitaipu.com.br
Caso o médico não seja cooperado da Unimed Leste Fluminense, este deverá encaminhar documentação (documentação pessoal e profissional), via E-mail: cadastro@hospitalitaipu.com.br, para a avaliação da Direção Médica do Hospital Itaipu. Após validação, seguir com o processo de agendamento cirúrgico.
RECEPÇÃO INTERNAÇÃO
Equipe da recepção de internação, consulta via sistema autorizador, de acordo com o plano de saúde, se a cirurgia está autorizada e imprimir autorização: · Unimed Leste Fluminense - CONNECTA/REMOTE · Unimed Intercâmbio - Central de Atendimento ou sistema Infomed No dia da internação: A recepção organiza o prontuário do paciente, disponibiliza a pulseira de identificação (branca) conforme o protocolo de identificação segura do paciente e disponibiliza a etiqueta de identificação do acompanhante. *Orienta Direito a acompanhante: Menor de 18 anos; maior de 60 anos, portador de necessidade especial, paciente com contrato de acomodação apartamento e/ou indicação médica, através de relatório formal.
PACIENTE
No dia da cirurgia, o paciente de intercâmbio deverá entregar a guia de internação e ou pedido médico na recepção do hospital. A recepção vai solicitar os documentos necessários para a realização da internação do paciente. (Documentos já citados no tópico acima)
Etapas para a internação
Clínica – Urgência e Emergência
MÉDICO PLANTONISTA
Solicita a internação.
• Preenche o formulário de pedido de Internação e relatório médico no sistema PEP
• Preenche a prescrição no sistema PEP
• Preenche a evolução no sistema PEP
• Assina o check-list de internação hospitalar
• Entrega os documentos preenchidos para enfermagem.
ENFERMAGEM
• Preenche o formulário de Internação
• Preenche o protocolo de Cirurgia Segura (em caso de cirurgia imediata)
• Anexa os exames laboratoriais
• Assina o check-list de internação hospitalar
• Entrega os documentos preenchidos para a recepção.
RECEPÇÃO P.A
• Cadastra no sistema o pedido de internação • Verifica se a enfermagem anexou os protocolos de internação, de cirurgia segura (quando houver), exames laboratoriais e exames de imagem. • Scaneia e anexa pedido ao sistema. • Encaminhar todos os documentos para a recepção da internação
REGULAÇÃO DE VAGAS
Verifica disponibilidade de vaga no hospital conforme pedido médico CTI ou Unidade de internação; Inicia elegibilidade do convênio; Viabiliza a liberação e o preparo do leito junto ao serviço de hotelaria; Realiza reserva de leito no sistema após liberado; Comunica a recepção de internação para abrir o prontuário;
RECEPÇÃO INTERNAÇÃO
• A recepção de internação recebe contato do NIR, informando a reserva do leito;
• Inicia o processo de autorização via conecta/remote;
• Realiza a abertura do prontuário de internação;